06
mar
08

Qual é o papel do Scrum Master?

Na maioria dos casos, o gerente de projeto ou líder técnico assume o papel de Scrum Master quando uma organização ou uma equipe passa a utilizar Scrum.

Talvez seja por esse fator que em alguns casos, surge uma confusão sobre o real papel do Scrum Master.

Quando você é um líder técnico e torna-se um Scrum Master é natural que você ainda tente dar soluções técnicas para determinados problemas, ou diga para o time o que deve fazer (ou que é impossível fazer), ou acaba até executando uma tarefa ao invés de ajudar o time a executá-la.

Em outro cenário, se você é um gerente de projeto e torna-se um Scrum Master, naturalmente você irá tender a se comprometer com prazos de entregas, forçar o time a entregar nesse prazo custe o que custar, a dizer quem irá executar determinada tarefa ou em quanto tempo…

A missão do Scrum Master é facilitar o dia-a-dia do Time, removendo tudo aquilo que está atrapalhando o seu progresso.
É garantir que o time siga os valores e práticas do Scrum, protegendo para que ele não se comprometa excessivamente com aquilo que é capaz de executar dentro de um Sprint.
É aprimorar a produtividade do time da melhor maneira possível.

Li um artigo do Mike Cohn no Scrum Alliance muito interessante que falava sobre seis atributos de um bom Scrum Master, vou colocar aqui um resumo, mas vale a pena ler na íntegra.

Um Bom Scrum Master é:

  1. Responsável
  2. O Scrum Master não assume a responsabilidade pelo sucesso do projeto (essa responsabilidade é do Time), em contra partidaele é o responsável na adoção e prática do Scrum pelo Time.

  3. Humilde
  4. Um bom Scrum Master não é cheio de si. Seu sentimento deve ser “Olha o que eu ajudei a fazer” ao invés de “Olha o que eu fiz”.
    Ele está disposto a fazer o que for necessário para que o time alcance seu objetivo.

  5. Colaborativo
  6. O Scrum Master deve ajudar a gerar uma atmosfera colaborativa no time, facilitando o surgimento de debates entre os membros do time.

  7. Comprometido
  8. O Scrum Master deve ter o mesmo comprometimento que o time tem com o objetivo do Sprint, além do compromisso na resolução das barreiras que estão impedindo ou poderão impedir o time de alcançar esse objetivo.

  9. Influente
  10. O Scrum Master precisa exercer influência dentro e fora do time.
    Influenciando o time por exemplo em práticas como Test-Driven Development ou Pair Programming.
    Em geral o Scrum Master deve ter habilidades em “política coorporativa”, isso pode ser um trunfo para o time.

  11. Entendido
  12. O Melhor Scrum Master tem o conhecimento necessário para ajudar o time a buscar seu objetivo.

Não imagine que estou escrevendo isso afirmando que tenho todos esses atributos. Muito pelo contrário, confesso que peco em vários deles.
O Bom é que lendo algo do tipo conseguimos ver aonde estamos errando e aonde podemos melhorar.

Espero que vocês encontrem nesse post o mesmo valor que encontrei ao escrevê-lo.

About these ads

18 Responses to “Qual é o papel do Scrum Master?”


  1. 1 Pablo
    26 de março de 2008 às 13:52

    hey evandro… parabéns pelo blog….

    Eu venho me interessando por estudar Scrum e é bom ver que pessoas vêm fomentando isso aqui no Brasil.

    Abraços e muito sucesso com o Blog ;-)

  2. 2 evandroflores
    6 de abril de 2008 às 23:54

    O Guilherme Chapiewski criou hoje um post muito interessante que fala sobre o Scrum Master Técnico… vale a pena dar uma boa lida!

    http://gc.blog.br/2008/04/06/scrum-master-tecnico/

  3. 28 de agosto de 2008 às 14:32

    No ponto 5 que fala de TDD…

    …eu acho excelente fazer TDD, porem ainda vejo alguns times com muita preocupação em entregar o máximo de estórias o possível para simplesmente agradar o PO, que por sua vez sempre faz uma certa pressão (direta ou indiretamente) para receber o maior número de entregas o possível.

    Agindo dessa forma, o TDD sempre acaba ficando para 2o plano e acaba não sendo feito.

    Ao começar a fazer TDD de fato o número de entregas pode “aparentemente” diminuir um pouco no início, porem a médio e longo prazo perceberemos que o número de entregas no total será maior, pois com o aumento da qualidade dos produtos entregues, reduzimos efetivamente os re-trabalhos futuros com correção de bugs e/ou códigos mal escritos.

    Para mim o desafio é: mostrar para os Times e PO’s que entregas “aparentemente” menores com um nível de qualidade maior (TDD) e vantajoso para a empresa.

  4. 2 de dezembro de 2008 às 20:38

    A vanesa me passou teu blog..assim de bobeira…e dei uma lida rápida no começo…depois li melhor….e no final acabei lendo tudo!!!! hahahahahah

    o assunto e a maneira como vc escreveu me fez ler todo o blog…um texto técnico mas q não é chato de ler…

    parabéns

  5. 5 André Kose
    16 de agosto de 2009 às 22:07

    Olá!!!
    Atualmente sou consultor de projetos de TI (PMBOK) para uma consultoria onde seus clientes são, em sua maioria, instituições financeiras, engessadas a uma estrutura funcional.
    Uma das minhas principais responsabilidades é a criação de sinergia entre as partes interessadas, onde o controle dos processos fica mais aderente e menos massacrante.
    Como tenho o intuito de atuar profissionalmente no Vale do Paraíba, passei a testar as oportinidades da região e, em algumas delas, observei que o Scrum seria um diferencial para a oportunidade. Pelo que li até o momento, existem algumas diferenças em nomes de processos semelhantes Dai minha postagem neste blog, que achei um dos mais sérios.
    Continuarei minhas pesquisas pela web e viabilizarei um curso para analisar a aplicabilidade no dia-a-dia e em que ele incrementa em minha metodologia hoje utilizada.

    Caso alguém possa me auxiliar com informações, assim como, um local onde eu possa fazer esse curso em SP, agradeço a atenção.

    Abraços.

  6. 7 DENY RODRIGUES
    20 de novembro de 2009 às 02:23

    Evandro, faz um favorzão cara. Eu não entendo nada sobre o Scrun,a principio não sei nem como se pronuncia, mas tenho uma curiosidade imensa sobre este assunto. Será que você poderia me enviar por E-mail o assunto completo, ou até, me sugerir um site que me explicasse melhor? Procurei no Google e não encontrei e gostaria de me informar.

    Desde já, agradeço.

  7. 9 Henrique Bock Belloube
    26 de março de 2010 às 13:47

    Evandro.

    Estou a pouco tempo tendo contato com a metodologia do Scrum, mas gostei de como colocou o papel de um Scrum Master, inclusive isto foi pauta de uma reunião que tivemos com a equipe.
    Acredito que o papel de um Scrum Master serio o de um técnico de futebol, que akele q ajuda a equipe a chegar a um objetivo comum a todos e não dele.

    Agradeço e abraços.

  8. 10 Jaíza perguntinha
    21 de maio de 2010 às 11:15

    Oi…que legal! Comecei a pesquisar sobre o SCRUM e achei muito legal, uma maneira bem eficiente de gerenciar com qualidade e resultados projetos! Nas minhas leituras descobri sobre a importância do certificado..fiquei sabendo meio por alto que O Michel Goldenberg de Scrum e o Luiz Gimenez de ITIL vão estar em Fortaleza em junhoo?? É verdade??? Alguém vai???? Como é o curso???

  9. 11 Jaíza Chagas
    24 de maio de 2010 às 11:01

    Quem quiser um curso, eu fiquei sabendo que o Michel Goldenberg vai estar em Fortaleza no mês de junho! Esse é um dos dois únicos intrutores que podem dar certificação de Scrum no Brasil. É uma ótima oportunidade, ja que ficar em Fortaleza não é caro…e para quem quiser, ainda dá para conhecer uma bela cidade!!!

    Recomendo!

  10. 23 de julho de 2010 às 23:12

    Muito bom o artigo, é sempre bom estar atento para estes seis atributos, mesmo que não tenhamos todos, devemos nos esforçar para pratica-los.

  11. 6 de maio de 2011 às 17:45

    Great common sense here. Wish I’d thhuogt of that.

  12. 15 de março de 2012 às 23:38

    Parabéns. Estou estudando sobre Scrum e gostei muito da maneira como escreve no seu blog. Já estou seguindo. Desejo ainda mais sucesso!

  13. 27 de março de 2012 às 13:29

    Muito bom, podemos ter a visão ampliada do que é ser e estar produzindo com excelência…

  14. 16 Roberto Moulin
    24 de abril de 2012 às 21:50

    Olá !

    Me interesso muito em desenvolvimento e é no que eu foco hoje como profissão. Mas também tenho olhos para o lado de gestão, almejando assim o cargo de SM ao longo da minha carreira.

    Parabéns Evandro, conteúdo realmente esclarecedor.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: